Hung Sing Gwoon Minho

Escola Tradicional de Choy Lee Fut Kung Fu, Sanda, Chi Kung da Familia Chen







   No dia 19 de Novembro de 2016 realizaram-se os exames de graduação da Associação Hung Sing Gwoon Minho. Foram realizados no Pavilhão Municipal de Monserrate, na Sala de Armas, sob a orientação técnica do Sifu Rui Ferreira (Hung Sing Gwoon Instrutor Nível 5), e em representação da Associação o Sr. António Eira. Deu-se início aos exames com a tradicional cerimónia de homenagem aos antigos Mestres através da queima de incenso e respectiva homenagem, momento este de concentração, homenagem e respeito pelos ensinamentos dos antigos Mestres. Em seguida foram realizados os exames aos alunos propostos a exame de graduação para os níveis II e III do nível principiante e níveis V e VI do nível intermédio, do Programa Técnico de Choy Lee Fut Kung Fu da Associação Hung Sing Gwoon Minho. De realçar o sentido de presença e espírito de sacrifício demonstrado pelos alunos que se apresentaram a exame. Conclui-se com a cerimónia de entrega de cintos, certificados de graduação e caderneta de graduações, os responsáveis técnicos salientaram a importância dos exames e encorajaram os alunos a continuarem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver. A Associação Hung Sing Gwoon Minho agradece a todos os que assistiram aos exames de graduação pela sua presença.

Início das Aulas de Choy Lee Fut Kung Fu


Escola de Viana do Castelo - Pavilhão de Monserrate

Inicio das aulas a 14 de Setembro - Segunda Feira


Escola de S. Romão do Neiva

Início das aulas a 22 de Setembro - Terça Feira


Campeonato Nacional Kung Fu Tradicional 2013

 

 Mais uma vez o Kung Fu de Viana do Castelo volta a fazer brilharete e a levar o nosso nome aos lugares de pódio. A Associação Hung Sing Gwoon Minho – Escola de Kung Fu de Viana do Castelo participou no Campeonato Nacional de Wushu Kung Fu Tradicional Esperanças 2013, no passado dia 4 de Maio de 2013, em Arouca. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas em parceria com a Associação de Choy Lee Fut do Porto. Participaram nesta competição oito associações de artes marciais chinesas, com um total de 179 entradas. A equipa de Viana do Castelo conquistou dois títulos de Campeão Nacional e dois títulos de Vice Campeão Nacional.

 

Rodrigo Carvalho

3.º Lugar em Formas de Armas Longas Juvenis A (10/12 anos) Masculinos;

 

Sara Torres

3.º Lugar em Formas de Armas Curtas Juvenis (10/12 anos) Femininos;

1.º Lugar em Formas de 2 Homens Punhos – Campeã Nacional;

 

Andreia Pereira

3.º Lugar em Formas de Punhos Estilos do Sul Juvenis A (10/12 anos) Femininos;

2.º Lugar em Formas de Armas Curtas Juvenis A (10/12 anos) Femininos – Vice Campeã Nacional;

2.º Lugar em Formas de Armas Longas Juvenis A (10/12 anos) Femininos – Vice Campeã Nacional;

1.º Lugar em Formas de 2 Homens Punhos Juvenis A (10/12 anos) – Campeã Nacional.

 

Os resultados obtidos são fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Mestre Rui Ferreira e seus alunos no desenvolvimento do Kung Fu Tradicional – Choy Lee Fut na região de Viana do Castelo. A Direção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados.

Estágio de Natal

Sanda de Viana tem Campeões Nacionais

 

Realizou-se no dia 28 de Outubro o Campeonato Nacional de Wushu/Kung Fu Sanda e Qingda no Pavilhão Paulo Pinto em S. João da Madeira. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas em parceria com a Associação Portuguesa de Shaolin. Participaram nesta competição nove associações de artes marciais chinesas, totalizando no total cerca de 60 combates. A região de Viana do Castelo foi mais uma vez representada pela Associação Hung Sing Gwoon Minho, que sob a orientação do Mestre Pedro Neiva, assistido pelo adjunto Humberto Carvalho, conquistou dois lugares de pódio:

Pedro Matos ChavesCampeão Nacional na categoria de Sanda Esperanças Juniores Masculinos – 75kg;

Avelino CarvalhoVice Campeão Nacional na categoria de Sanda Seniores Masculinos – 75kg.

Estes brilhantes resultados são fruto de todo o esforço, humildade e dedicação dos atletas e treinador, bem como de todos os colegas de treino.

Nova Escola de Kung Fu em Viana do Castelo

 

 

No dia 5 de Setembro vai abrir mais uma Escola de Kung Fu em Viana do Castelo, que vai funcionar nas instalações do Ginásio do Lar de Sta Teresa, situado no Largo das Carmelitas.

Os horários disponíveis são: 4ª feiras e 6ª feiras das 18:30h às 19:30h.

As aulas vão ser leccionadas pela Treinadora Emanuela Soares, treinadora reconhecida pelo IDP e pela FPAMC.

 

Kung Fu de Viana Imbativel

 

Decorreu no dia 2 de Junho o TORNEIO DE KUNG FU, realizado no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, com a organização da Associação Portuguesa de Wushu em parceria com a Associação Hung Sing Gwoon Minho. Competiram cerca de uma centena de atletas oriundos de cinco associações a saber a Associação de Artes Marciais Yang Portugal (Lisboa), Neijia (Porto), Associação de Kung Fu do Minho (Santo Tirso), Associação Hung Sing Gwoon Minho (Viana) e a Associação Portuguesa de Wushu (Vila Praia de Âncora e Valença). Mais uma vez os atletas Vianenses conquistaram diversos lugares de pódio. Em Sanda – Combates, os alunos do Mestre Pedro Neiva obtiveram os seguintes resultados:

Pedro Chaves

2.º Lugar Categoria Juniores Masculinos -75kg

Avelino Carvalho

3.º Lugar Categoria Séniores Masculinos -75kg

Nicola Pinon

3.º Lugar Categoria Seniores Masculinos -80kg

João Caneja

1.º Lugar Categoria Veteranos Masculinos -85kg 

Na competição de Formas – Kung Fu Tradicional, os atletas do Mestre Rui Ferreira obtiveram os seguintes resultados:

Rodrigo Carvalho

2.º Lugar Categoria Juvenis (<12anos) – Armas – Masculinos

Sara Torres

3.º Lugar Categoria Juvenis (<12anos) – Punhos – Mistos

3.º Lugar Categoria Juvenis (<12anos) – Armas – Mistos

3.º Lugar Categoria – Formas 2 Homens – Mistos

Andreia Pereira

1.º Lugar Categoria Juvenis (<12anos) – Punhos – Mistos

1.º Lugar Categoria Juvenis (<12anos) – Armas – Mistos

3.º Lugar Categoria – Formas 2 Homens – Mistos

Antero Carvalho

3.º Lugar Categoria Juniores (12 aos 16 anos) – Punhos – Masculinos

2.º Lugar Categoria Juniores (12 aos 16 anos) – Armas – Masculinos

Bruno Meira

2.º Lugar Categoria Juniores (12 aos 16 anos) – Punhos – Masculinos

1.º Lugar Categoria Juniores (12 aos 16 anos) – Armas – Masculinos

Cesar Garcia

2.º Lugar Categoria Veteranos (+35 anos) – Punhos – Masculinos

 

Destaque especial para a atleta vianense Andreia Pereira que com apenas 10 anos conquistou duas medalhas de ouro e uma de bronze. A Direcção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados. 

Kung Fu de Viana Conquista 10 Medalhas

 

 

Depois dos excelentes resultados alcançados no passado dia 10 de Março, no Torneio XL KUNG FU – Torneio de Kung Fu Tradicional, a Associação Hung Sing Gwoon Minho – Escola de Kung Fu de Viana do Castelo, volta a brilhar e conquista 10 medalhas, desta vez no Campeonato Nacional de Wushu / Kung Fu Tradicional – Esperanças e Seniores, realizado nos passados dias 5 e 6 de Maio. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas em parceria com a Associação Portuguesa de Shaolin. Participaram nesta competição dez associações de artes marciais chinesas, com cerca de 100 atletas e com um total de 176 entradas. A equipa de Viana do Castelo obteve excelentes resultados de pódio. As classificações foram as seguintes:

 Rodrigo Carvalho

2.º Lugar em Formas de Armas Infantis (9/10 anos) Masculinos;

 

Sara Torres

2.º Lugar em Formas de Punhos Infantis (9/10 anos) Femininos;

1.º Lugar em Formas de Armas Infantis (9/10 anos) Femininos;

3.º Lugar em Formas de 2 Homens Punhos Esperanças;

 

Andreia Pereira

2.º Lugar em Formas de Punhos Iniciados (11/12 anos) Femininos;

2.º Lugar em Formas de Armas Iniciados (11/12 anos) Femininos;

3.º Lugar em Formas de 2 Homens Punhos Esperanças;

 

Olivia Soares

3.º Lugar em Formas de Punhos Seniores (19/35 anos) Femininos;

2.º Lugar em Formas de Armas Seniores (19/35 anos) Femininos;

 

Domingos Barbosa

2.º Lugar em Formas de Punhos Seniores (+35 anos) Masculinos.

 

Os resultados obtidos são fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Mestre Rui Ferreira e seus alunos no desenvolvimento do Kung Fu Tradicional – Choy Lee Fut na região de Viana do Castelo. A Direcção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados.

Está prevista a participação da Associação Hung Sing Gwoon Minho no TORNEIO DE KUNG FU, a realizar no próximo dia 2 de Junho, no Pavilhão Desportivo Municipal de Caminha, pelo que desde já convidamos a população a apoiar os nossos atletas.

Torneio XL Kung Fu

  

 

 

KUNG FU DE VIANA CONQUISTA 9 MEDALHAS

 Realizou-se no passado dia 10 de Março, no Pavilhão Municipal das Travessas em S. João da Madeira, o Torneio XL KUNG FU – Torneio de Kung Fu Tradicional. A organização esteve a cargo da Associação Portuguesa de Shaolin, sendo esta prova reconhecida pela Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas. Participaram nesta competição seis associações de artes marciais chinesas, provenientes de Lisboa, Almada, Viseu, Porto, S. João da Madeira e Viana do Castelo, representada pela Associação Hung Sing Gwoon Minho. A equipa de Viana do Castelo obteve excelentes resultados de pódio. As classificações foram as seguintes:

Sara Torres

1.º Lugar em Formas de Armas na Categoria de 9 anos Feminino;

3.º Lugar em Formas de Punhos na Categoria de 9 anos Misto;

 

Andreia Pereira

2.º Lugar em Formas de Armas na Categoria de 12 anos Feminino;

3.º Lugar em Formas de Punhos na Categoria de 12 anos Feminino;

 

Antero Carvalho

3.º Lugar em Formas de Punhos na Categoria de 12 anos Masculino;

 

Bruno Meira

1.º Lugar em Formas de Armas na Categoria de 15 anos Masculino;

3.º Lugar em Formas de Punhos na Categoria de 15 anos Masculino;

 

Emanuela Soares

1.º Lugar em Formas de Armas na Categoria de Seniores Feminino;

3.º Lugar em Formas de Punhos na Categoria de Seniores Feminino;

 

Os resultados obtidos são fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Mestre Rui Ferreira e seus alunos no desenvolvimento do Kung Fu Tradicional – Choy Lee Fut na região de Viana do Castelo. A Direcção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados, que vêm conferir à escola de Viana do Castelo prestígio e referência em termos de artes marciais chinesas.

 

CHEN FAMILY CHOY LEE FUT KUNG FU VIANA WINS 9 MEDALS

 The XL KUNG FU TRADICIONAL TOURNAMENT was held on 10 March, in S. João da Madeira, Portugal. The organization was in charge of the Portuguese Association of Shaolin, which is a proof recognized by the Portuguese Federation of Chinese Martial Arts. Participated in this competition six associations of Chinese Martial Arts, from Lisboa, Almada, Viseu, Porto and Viana do Castelo, represented by the Association Hung Sing Gwoon Minho (Chen Family Choy Lee Fut). The team of Viana do Castelo obtained excellent results from the podium. The ratings were as follows:

Sara Torres

1.º Place in the Weapons Forms / 9 years Female Category;

3.º Place in the Fist Forms / 9 years Mixed Category;

Andreia Pereira

2.º Place in the Weapons Forms / 12 years Female Category;

3.º Place in the Fist Forms / 12 years Female Category;

Antero Carvalho

3.º Place in the Fist Forms / 12 years Mens Category;

Bruno Meira

1.º Place in the Weapons Forms / 15 years Mens Category;

3.º Place in the Fist Forms / 15 years Mens Category;

Emanuela Soares

1.º Place in the Weapons Forms / Senior Female Category;

3.º Place in the Fist Forms / Senior Female Category;

 

The results are the fruit of the work that has been developed by Sifu Rui Ferreira and his students in the development of Traditional Kung Fu Chen Family Choy Lee Fut in the region of Viana do Castelo. The Board of the Hung Sing Gwoon Minho Association wishes to thank all who contributed in some way to achieve these excellent results, which come to give the school prestige and Viana do Castelo reference in terms of Chinese martial arts. 

Exames de Graduação

 

No passado dia 25 de Fevereiro realizaram-se os exames de graduação da Associação Hung Sing Gwoon Minho. Foram realizados no Pavilhão Municipal de Monserrate, na Sala de Armas, sob a orientação técnica do Sifu Rui Ferreira (Hung Sing Gwoon Instrutor Nível 5), Sifu Pedro Neiva (Hung Sing Gwoon Instrutor Nível 5), e em representação da Associação o Sr. Valdemar Sá. Deu-se início aos exames com a tradicional cerimónia de homenagem aos antigos Mestres através da queima de incenso e respectiva homenagem, momento este de concentração, homenagem e respeito pelos ensinamentos dos antigos Mestres. Em seguida foram realizados os exames aos alunos propostos a exame de graduação para os níveis II e III do nível principiante do Programa Técnico de Choy Lee Fut Kung Fu da Associação Hung Sing Gwoon Minho. De realçar o sentido de presença e espírito de sacrifício demonstrado pelos alunos que se apresentaram a exame. Conclui-se com a cerimónia de entrega de cintos e certificados de graduação, os responsáveis técnicos salientaram a importância dos exames e encorajaram os alunos a continuarem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver. A Associação Hung Sing Gwoon Minho agradece a todos os que assistiram aos exames de graduação pela sua presença. Agradecimento também ao Sr. Paulo Torres que efectuou um DVD dos exames de graduação e ofereceu uma cópia a todos os alunos e equipa técnica, o nosso muito obrigado. 

Estágio de Natal da Hung Sing Gwoon Minho

II Estágio Interno da Hung Sing Gwoon Minho

 Realizou-se no dia 19 de Novembro de 2011, o segundo Estágio Interno da Associação Hung Sing Gwoon Minho, sob a orientação técnica do Sifu Rui Ferreira e do Sifu Pedro Neiva. O estágio foi realizado no Ginásio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo em colaboração com o Centro Desportivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. O evento contou com a participação de cerca de duas dezenas de participantes, oriundos das escolas Hung Sing Gwoon Viana e Hung Sing Gwoon Fragoso, que tiveram a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos. Procedeu-se à revisão das formas Ng Lum Ma e da forma de bastão Seong Gab Dan Gwun. Relativamente ao Sanda efectuaram-se séries técnicas de combate. Resta agradecer a todos os participantes no evento, bem como ao Centro Desportivo do Instituto Politécnico de Viana do Castelo.

Estágio Interno da Hung Sing Gwoon Minho

 

 I Estágio Interno da Associação Hung Sing Gwoon Minho

Realizou-se no dia 22 de Outubro de 2011, o primeiro Estágio Interno da Associação Hung Sing Gwoon Minho, sob a orientação técnica do Sifu Rui Ferreira e do Sifu Pedro Neiva. O estágio foi realizado no Pavilhão Municipal de Monserrate, em Viana do Castelo, e contou com a participação de cerca de duas dezenas de participantes, oriundos das escolas Hung Sing Gwoon Viana e Hung Sing Gwoon Fragoso, que tiveram a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos. Da parte da manhã procedeu-se à revisão das formas Ng Lum Ma e Ng Lum Choy. A tarde foi preenchida com o ensino e aprofundamento da forma de bastão Seong Gab Dan Gwun. Relativamente ao Sanda foram abordadas séries técnicas de ataque e defesa contra projecções. A actividade decorreu de forma bastante exigente, tendo os participantes demonstrado espírito de sacrifício e dedicação. Resta agradecer a todos os participantes no evento, bem como à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela cedência do espaço.

   

I Internal Stage of the Association Hung Sing Gwoon Minho

Held on 22 October 2011, the first internal stage of the Association Hung Sing Gwoon Minho, under the technical guidance of Sifu Rui Ferreira and Sifu Pedro Neiva. The stage was held in the Pavilion Hall of Monserrate, in Viana do Castelo, Portugal, and was attended by about two dozen participants from schools Hung Sing Gwoon Viana and Hung Sing Gwoon Fragoso. The participants had the opportunity to deepen their knowledge. In the morning we proceeded to review the forms Ng Lum Ma and Ng Lum Choy. The afternoon was filled with teaching and deepening of the Seong Gab Dan Gwun. In Sanda the series teachead are techniques of attack and defense against projections. The activity took place in a very demanding way and participants demonstrated a spirit of sacrifice and dedication. It remains to thank all the participants at the event, and the Municipality of Viana do Castelo for the cession of space.

Inicio das Aulas de Kung Fu

Depois de umas merecidas férias, as aulas de Kung Fu vão ter início no dia 1 de Setembro, às 20:30h na Sala de Armas do Pavilhão de Monserrate. Como novidade para esta época vamos ter mais uma aula por semana que decorrerá à quinta-feira. Assim sendo os horários para esta época serão:

Segunda Feira - 20:00h às 21:00h;

Quinta Feira - 20:30h às 21:30h;

Sábados - 10:00h às 11:00h.

Chama-se atenção para circular que será entregue durante as primeiras aulas.

Kung Fu Panda 2 já estreou

Um dos filmes de desenhos animados de maior sucesso da última década regressou aos ecrãs de todo o mundo: «O Panda do Kung Fu».  Po, o Master Shifu, Master Tigress e o resto dos The Furious Five vão juntar forças com The SoothSayer, Master Skunkman, Master Croc e Master Thundering Rhino na sua tentativa de derrotar Lord Shen, um rei poderoso que possui uma arma mortal que pode destruir para sempre o Kung Fu. Cabe a Po e aos seus aliados impedir a tragédia mas primeiro o panda terá de confrontar o seu passado.

Estágio de Páscoa

 Mais uma vez temos a oportunidade de ter entre nós o Sifu Rolando Martins. Responsável máximo pelo Choy Lee Fut Kung Fu em Portugal e um dos poucos discípulos directos do Sifu Chen Yong Fa. O estágio vai ser dividido em dois workshops, um destinado a praticantes de Choy Lee Fut Kung Fu, no qual o Sifu Rolando Martins vai constatar o nível técnico dos participantes e proceder ao aperfeiçoamento de algumas formas; e outro destinado a praticantes de Choy Lee Fut Kung Fu e a praticantes de Sanda, onde será abordado o Kung Fu Contact. Para mais informações contactem os treinadores.

Dragon Tiger Cup

 

  Para mais informações consultar Dragon Tiger Cup.

 

Estágio de Natal

IV Campeonato de Kung Fu Tradicional

 Realizou-se nos dias 24 e 25 de Julho o IV Campeonato de Kung Fu Tradicional, este ano de nível internacional, no Pavilhão Torre da Marinha em Seixal. Estiveram presentes sete associações nacionais de artes marciais chinesas e associações provenientes de Espanha, França e Estados Unidos da América. A região de Viana do Castelo foi representada pela Associação Hung Sing Gwoon Minho a qual através da sua atleta vianense Emanuela Soares, obteve excelentes classificações, tendo conquistado duas medalhas de prata. Na competição de Formas de Punhos obteve a pontuação de 8.61 – 2.º Lugar, em Formas de Armas obteve a pontuação de 8.65 - 2.º Lugar. A Direcção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados, que vêm conferir a Viana do Castelo prestígio e referência em termos de artes marciais chinesas.

Aula de Chi Kung

 

Realizou-se no dia 10 de Julho, nas margens do Rio Neiva, na localidade de Fragoso, concelho de Barcelos, uma aula de Chi Kung ao ar livre. Esta aula sob a orientação técnica de Sónia Barbosa (Instrutora de Chi Kung), teve a participação das suas alunas da SONATUR. A actividade foi favorecida pelo belo tempo que na altura fazia e pela frescura do Rio Neiva bem como pela paisagem circundante.

Exames de Graduação

No passado dia 10 de Julho realizaram-se os exames de graduação da Hung Sing Gwoon Minho, nos quais prestaram provas atletas de duas escolas: a Hung Sing Gwoon Viana e a Hung Sing Gwoon Mujães. Foram realizados no Pavilhão Municipal de Monserrate, na Sala de Armas, sob a orientação técnica de Rui Ferreira (Hung Sing Gwoon Instrutor Nível 5) e de Pedro Neiva (Hung Sing Gwoon Instrutor Nível 5). Deu-se início aos exames com a tradicional cerimónia de homenagem aos antigos Mestres através da queima de incenso e respectiva homenagem, tendo em seguida sido efectuados os exames de graduação para os níveis Panda e Águia. De realçar o sentido de presença e espírito de sacrifício demonstrado pelos alunos que se apresentaram a exame. Concluiu-se com a cerimónia de entrega de cintos e certificados de graduação, os responsáveis técnicos salientaram a importância dos exames e encorajaram os alunos a continuarem o bom trabalho que têm vindo a desenvolver.

CAMPEÕES NACIONAIS DE KUNG FU/SANDA

 

A frase "Palavras para quê?" aplica-se perfeitamente aos resultados obtidos pela nossa associação no dia 26 de Junho, no Pavilhão Municipal das Travessas em S. João da Madeira, onde se realizaram os Campeonatos Nacionais de WUSHU/KUNG FU SANDA SÉN0RES E ESPERANÇAS 2010. A organização esteve a cargo da Federação Portuguesa de Artes Marciais Chinesas em parceria com a Associação Portuguesa de Shaolin. Participaram nesta competição cinco associações de artes marciais chinesas, sendo Viana do Castelo representada pela Associação Hung Sing Gwoon Minho. A equipa de Viana do Castelo participou com cinco atletas, tendo todos eles obtido excelentes resultados de pódio. As classificações foram as seguintes:

Categoria de -70Kg – Marco Braga – 2.º Lugar;

Categoria de -75Kg – Pedro Puga – 1.º Lugar – Campeão Nacional;

Categoria de -75Kg – Nicola Pinon – 3.º Lugar;

Categoria de -80Kg – Avelino Carvalho – 3.º Lugar;

Categoria de -85Kg – Vasco Monteiro – 1.º Lugar – Campeão Nacional.

 A Associação Hung Sing Gwoon Minho, em termos de competição por equipas ficou classificada em 1.º Lugar, obtendo o titulo de Campeã Nacional.

 Os resultados obtidos são fruto do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Mestre Pedro Neiva e seus alunos no desenvolvimento do Sanda/Kung Fu na região de Viana do Castelo.

De realçar que todas as despesas inerentes a deslocações, compra de equipamento, ficou a cargo dos atletas vianenses devido à falta de patrocínios que modalidades como o Kung Fu estão sujeitas. A Direcção da Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja agradecer a todos os que de alguma forma contribuíram para a obtenção destes excelentes resultados, que vêm conferir à escola de Viana do Castelo prestígio e referência em termos de artes marciais chinesas. 

 

Teve lugar nos passados dias 12, 13 e 14 de Março, no Académico Futebol Clube no Porto, um estágio de Choy Lee Fut Kung Fu dirigido pelo Mestre Internacional José Fernandez e assistido por Nerea Fernandez, aluna deste mestre e uma qualificada instrutora de Choy Lee Fut. O curso teve a organização conjunta da Wing Sing Tong Portugal e da Hung Sing Gwoon Porto. Estiveram presentes elementos das principais escolas do País, Lisboa, Porto e Viana, e dos nossos amigos da Corunha, Espanha. Da Associação Hung Sing Gwoon Minho participaram os Hung Sing Gwoons Rui Ferreira e Pedro Neiva e os alunos Gabriel Quintas e Nicolas Pinon, que para estes últimos foi um primeiro contacto com o Mestre Internacional José Fernandez. Esta actividade decorreu num ambiente de treino intenso e confraternização entre os elementos das diferentes escolas. Como de costume o Mestre Internacional José Fernandez maravilhou os participantes com a sua técnica e conhecimentos avançados do sistema Choy Lee Fut. O grupo de Wing Sing Tongs e Hung Sing Gwoons iniciou os trabalhos na sexta-feira com a aprendizagem da forma do Punho da Serpente – Se Ying Kuen, uma forma avançada pertencente ao terceiro nível de aprendizagem. No fim de semana o grupo de alunos principiantes tiveram a oportunidade de aprender a forma Pequeno Punho Flor de Ameixoeira – Siu Moi Fa Kuen, enquanto o grupo de instrutores aprendeu a forma de dois homens Bastão de 3 Secções contra Lança Flor de Ameixoeira – Moi Fa Cheong Deu Sam Jit Kwun Chug. Também houve tempo para aprender os 5 San Sous do Mestre Chan Wan Hon, pai do Mestre Chen Yong Fa, actual guardião do estilo. De salientar que durante o estágio o Mestre Internacional José Fernandez explicou os diversos tipos de sons que existem, associados à forma de animal que se está a executar, bem como o tipo de personalidade inerente a cada forma. A Associação Hung Sing Gwoon Minho deseja por este meio agradecer e reconhecer o interesse e espírito de sacrifício demonstrado pelos elementos desta associação que participaram neste evento.

Associação Hung Sing Gwoon Minho

Após longo período de reflexão, é com muito prazer que informa-mos que a Hung Sing Gwoon Viana passou a ser uma associação com a designação:

 "ASSOCIAÇÃO HUNG SING  GWOON MINHO”

Realizou-se no dia 28 de Janeiro de 2010, pelas 10:00h, na Conservatória do Registo Comercial de Viana do Castelo, o acto de constituição da associação. Esta associação tem como fim a prática e o desenvolvimento das artes marciais chinesas e disciplinas afins; o desporto e cultura de artes marciais chinesas; o desenvolvimento da cultura oriental; o ensino e prática de Choy Lee Fut, Sanda, Chi Kung, Kuo-Shu e Wushu, nos seus três aspectos: físico, mental e espiritual; contribuir para o desenvolvimento do desporto e cultura portuguesa, através da representação de Portugal em estágios, torneios e campeonatos internacionais; a valorização dos seus associados, sob o ponto de vista humano, cultural, desportivo e recreativo.

V Estágio de Natal de Choy Lee Fut Kung Fu

 

Realizou-se no passado dia 19 de Dezembro de 2009, na Escola do Monte da Olá, em Vila Nova de Anha, o V Estágio de Natal de Choy Lee Fut Kung Fu, dirigido pelo mestre internacional Rolando Martins, que contou com a participação de cerca de 40 atletas.

Estiveram presentes elementos da Hung Sing Gwoon Viana, contando ainda com a presença das principais escolas do país, Vila Nova de Gaia, Porto e Trofa. Participaram também elementos das escolas de Vigo e Corunha.

Esta actividade decorreu num ambiente de treino intenso mas de absoluta descontracção e confraternização entre os elementos das diferentes escolas, sendo de destacar o profissionalismo e qualidade de ensino do prelector do estágio.

O grupo de principiantes iniciou os trabalhos com a aprendizagem da Forma de Punhais Duplos – Seung Pei Sau Kuen. Os mais avançados tiveram a oportunidade de aprender uma forma avançada o Punho do Cabelo Branco – Bak Mou Kuen. No final de cada módulo foram efectuados os módulos mais dirigidos ao combate, com a aprendizagem de técnicas de combate e de como elevar o nível técnico em combate.

No final do dia, como já vem sendo tradição, realizou-se mais um Jantar de Natal, onde os participantes tiveram oportunidade de confraternizar num estilo muito característico do nosso estilo, tendo a noite terminado já de manhã cedo num espaço de diversão nocturna.

A Hung Sing Gwoon Viana deseja agradecer a todos os participantes, em especial aos instrutores Pedro Neiva, Nuno Tavares, Pedro Monterroso, Nelson Vilaça, César Garcia e Juan Udaondo, sem os quais esta actividade não se teria realizado.

 

Inicio das Aulas

 

As escolas da Hung Sing Gwoon Viana durante o mês de Setembro terão os seguintes dias de abertura:

Escola de Mujães - SONATUR - dia 2 de Setembro - Quarta Feira.

Escola de Viana - Pavilhão de Monserrate - dia 5 de Setembro - Sábado.

Piquenique da Hung Sing Gwoon Viana

 

 No passado dia 26 de Julho de 2009 foi efectuado o piquenique da Hung Sing Gwoon Viana, tendo como palco as margens do rio Lima, junto à povoação de Passagem, próximo de Ponte de Lima. Estiveram pressentes mais de 30 pessoas, entre praticantes, familiares e amigos, que juntou as diversas escolas de Kung Fu, Sanda e Chi Kung da Hung Sing Gwoon Viana. Esta actividade serviu também de despedida para férias e foi também mais uma oportunidade de juntar a familia do Choy Lee Fut. A todos os participantes e aos que não puderam participar umas boas férias.

VII Troféu Internacional de Wushu Cidade de Ourense

 

Realizou-se nos dias 20 e 21 de Junho, na cidade de Ourense, Espanha, mais uma edição do Troféu Internacional de Wushu Cidade de Ourense. A Hung Sing Gwoon participou nesta competição internacional, onde estiveram presentes os seguintes países, Espanha, Portugal, Inglaterra, Itália e Polónia. Competiram quatro atletas de Viana, Carlos Fonseca e Marco Braga em Sanda - Combate, e Rui Ferreira e Emanuela Soares em Kung Fu Tradicional. Os resultados obtidos foram: Marco Braga - 3.º Lugar - Categoria de 65Kg, Carlos Fonseca - 3.º Lugar - Categoria +90Kg, Rui Ferreira - 5.º Lugar - Formas de Punhos, Emanuela Soares - 4.º Lugar Formas de Punhos.

 Como já vem sendo habitual os atletas levaram uma claque de apoio moral e logistico. Analizando os resultados obtidos ficou a certeza que estamos no bom caminho e que para o ano a equipa certamente será composta por uma nova geração de atletas que têm vindo afirmar-se nos ultimos tempos, o que traduzirá em melhores resultados. A Hung Sing Gwoon Viana vem por este meio agradecer ao Jorge Barbosa e José Silva pela disponibilização do meio de transporte e a todos os que nos apoiaram.

Estágio com o Mestre José Fernandez

Realizou-se nos dias 14 e 15 de Março de 2009, mais um estágio com o reconhecido Sifu José Fernandez, nas instalações do Académico, no Porto. Os participantes tiveram a oportunidade de aprofundarem os seus conhecimentos através do ensino de uma forma de Chan Koon Pak conhecida como Ngoi Lim Bik Da Seu Sau Yum Yeung Kung. Participaram praticantes de Setúbal, Lisboa, Amadora, Mafra, Vila Nova de Gaia, Porto, Trofa, Viana do Castelo, Vigo e Pontevedra. A Hung Sing Gwoon Viana mais uma vez esteve presente através de Rui Ferreira, Emanuela Soares, Jorge Barbosa e Filipe Dantas.

                            

 De salientar mais uma vez o ambiente marcial já característico destas actividades em que participantes de vários pontos do país e da vizinha Espanha tiveram a oportunidade de confraternizar. 

Acção de Divulgação de Sanda na Escola de Monserrate

No dia 29 de Janeiro de 2009 decorreu no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Monserrate, uma Acção de Divulgação de Sanda.

Participaram cerca de uma centena de alunos da escola, os quais tiveram a oportunidade de um primeiro contacto com uma arte marcial.

A organização esteve a cargo de António Eira e dos seguintes alunos da escola, Ana Silva, Luana Campos, Andreia Garcia, Ana Catarina Forte e João Santos.

A acção de divulgação foi orientada e dirigida por José Silva e Ricardo Pires, que nos últimos tempos têm sido elementos essenciais na realização de eventos desta natureza.

 

Estágio de Natal 2008

 

 Teve lugar no dia 20 de Dezembro de 2008, no Pavilhão Municipal de Monserrate, o já tradicional Estágio de Natal. Este ano a temática do estágio foi técnicas de “Cam Na”, defesa pessoal.

Participaram cerca de duas dezenas de atletas oriundos de três escolas, Viana do Castelo, Mujães e Fragoso.

No final juntaram-se mais colegas e amigos e realizou-se um jantar de Natal, onde os participantes tiveram a oportunidade de confraternizarem num ambiente calmo e saudável.

A noite acabou na discoteca Look onde decorria a inauguração de um bar.

Para todos um Feliz Natal e Bom Ano são os votos da Hung Sing Gwoon Viana.

Estágio com o Mestre Chen Yon Fa

 

Decorreu no passado dia 29 de Novembro, Sábado, o Estágio Internacional de Choy Lee Fut Kung Fu, o qual foi dirigido pelo Mestre Chen Yon Fa, actual guardião do estilo.

O estágio foi realizado no Pavilhão Desportivo Casal Vistoso, em Lisboa, e contou com a presença de praticantes de Portugal, Espanha e Grécia. De Portugal estiveram representadas as principais escolas Viana do Castelo, Trofa, Porto, Gaia, Almada, Lisboa e Setúbal.

 

A temática do estágio abordou san sau’s, treino de cavalos, explicações teóricas dos cavalos, e a forma Yi Jong Ba Gwa Kuen (Punho Forte e Honrado de Ba Gwa).

 

Mais uma vez tivemos a oportunidade de aprender com um grande Mestre, que sob a sua orientação e motivação conseguiu incutir nos participantes o espírito de união muito próprio do Choy Lee Fut Kung Fu.

A Hung Sing Gwoon Viana esteve representada por Rui Ferreira, Pedro Neiva e Emanuela Soares, que no final do estágio ofereceram um presente ao Mestre Chen Yon Fa.

 

Desde já o nosso reconhecimento à organização do evento, a Wing Sing Tong Portugal, mais particularmente ao Mestre Rolando Martins.

 

 

 

Projecto Passa a Palavra

No passado dia 25 de Outubro, no Pavilhão Municipal de Monserrate, decorreu uma acção de divulgação, inserida no Projecto Passa a Palavra de Melgaço.

Esta actividade teve a participação de cerca de 35 jovens de várias idades, todos provenientes de Melgaço. Tiveram o seu primeiro contacto com o mundo do kung fu e pelas suas expressões e olhar foi para muitos o realizar de um sonho.

A Hung Sing Gwoon Viana presta pois um agradecimento ao Projecto Passa a Palavra de Melgaço, bem como a todos os jovens que participaram neste evento, pela experiência que nos facultaram.

Exames do 2.º Curso de Formação de Monitores

 

 

Realizaram-se no passado dia 20 de Setembro os exames do 2.º Curso de Formação de Monitores de Choy Lee Fut Kung Fu, no Pavilhão Desportivo da Escola Secundária de Santa Marta de Portuzelo. Esta última etapa foi o culminar do curso com 72 horas de duração, realizado na cidade de Viana do Castelo de 22 de Setembro de 2007 a 20 de Setembro de 2008. Este curso foi ministrado pelo Mestre Internacional Rolando Martins e organizado pela Academia de Artes Orientais - Hung Sing Gwoon Viana em parceria com a Wing Sing Tong Portugal.

 

 

Inscreveram-se inicialmente 14 participantes tendo finalizado 11, os quais prestaram provas finais num exame rigoroso e intenso de carácter técnico e teórico, culminando numa cerimónia de entrega dos certificados e respectivos títulos e cintos alcançados.

 

A Hung Sing Gwoon Viana esteve representada por Rui Ferreira, Pedro Neiva e Emanuela Soares, tendo sido aprovados nos exames e alcançado as seguintes graduações:

 

Rui Ferreira - Tigre - 5.º Duan - Experto;

Pedro Neiva - Águia - 3.º Duan - Grande Instructor;

Emanuela Soares - Águia - 3.º Duan - Assistente de Monitor.

 

O esforço, sacrificio, humildade, persistência e muito treino, foram compensados e um sentimento de dever cumprido e satisfação pessoal apoderou-se dos participantes no final dos exames.

 

A todos eles votos de sucesso e que mantenham a chama viva.

 

 

 

Preparação para os Exames

                                    

Durante o mês de Agosto, os participantes no Curso de Monitores de Choy Lee Fut Kung Fu Nível II vão realizar treinos de preparação para os exames finais. Estes treinos vão decorrer aos sábados pelas 10:30h, junto à Praça de Touros de Viana do Castelo.

 

                                    

 

Este local é muito agradável à prática uma vez que existem diversas sombras e claro a frescura do Rio Lima. Convida-se todos os interessados a juntarem-se a nós e experimentarem esta arte milenar.

Estágio de Verão

Como já vem sendo habitual realizou-se no passado dia 26 de Julho, nas instalações da SONATUR, o tradicional estágio de encerramento para férias. Neste estágio foram abordadas técnicas de defesa pessoal de mãos livres e de defesa pessoal com toalhas e cintos. Estas técnicas são originárias do famoso Mestre Chen Yiu Chi, neto do fundador do estilo Chen Heung.

Já no final do dia era necessário carregar baterias e nada melhor que umas febras e sardinhas bem regadas. Esta actividade decorreu num ambiente sereno e concentrado e foi também mais uma oportunidade de confraternização entre todos.

Especial agradecimento à Sónia e ao Jorge pela sua disponibilidade e trabalho na realização deste evento.

 

Estágio de Choy Lee Fut com o Mestre Internacional José Fernandez

Realizou-se no passado dia 20 a 22 de Junho, no Académico Futebol Clube no Porto, um estágio de Choy Lee Fut Kung Fu dirigido pelo mestre Internacional José Fernandez, assistido por Nerea Fernandez, aluna deste mestre e uma qualificada instrutora de Choy Lee Fut.

 

Estiveram presentes elementos da Hung Sing Gwoon Viana, contando ainda com a presença das principais escolas do país, Setúbal, Lisboa, Porto.

 

Esta actividade decorreu num ambiente de treino intenso mas de absoluta descontracção e confraternização entre os elementos das diferentes escolas, sendo de destacar o profissionalismo e qualidade de ensino dos prelectores do seminário, que transmitiram com sucesso as diferentes matérias do estágio.

 

 

 

O grupo de instrutores iniciou os trabalhos na sexta-feira com a aprendizagem do chicote metálico de 7 secções (Mui Fa Gau Jit Bin) e o aperfeiçoamento de exercício básicos do Cavalo de Cinco Rodas (Ng Lum Ma) bem como da própria sequência, tendo ainda treinado diferentes San Sou's.

 

No Sábado e Domingo deu-se início o curso aberto a todos os instrutores, com a prática dos diferentes San Sou\'s da forma Longa Flecha de Ferro (Tid Ji Cheong Kuen) e a aprendizagem da respectiva sequência, bem como o manejo do bastão de 3 secções (Sam Jit Gwun) para os mais avançados.

 

No Domingo à tarde finalizaram os trabalhos, notando-se no rosto dos participantes o cansaço natural de 3 dias de grande actividade, reflectindo simultaneamente a satisfação de terem participado num curso muito produtivo e de elevada qualidade e de poderem partilhar a prática do Choy Lee Fut com um mestre de grande categoria num ambiente de muito boa disposição.

 

 

Acção de Divulgação na Escola de Secundária de Santa Marta

 

Foi com muito agrado e satisfação que a Hung Sing Gwoon Viana aceitou o convite para mais uma acção de divulgação que teve lugar no dia 24 de Abril na Escola Secundária de Santa Marta. Inserida na Semana do Desporto da escola referida, contribuimos com um pequeno stand dedicado ao Kung Fu e ao Sanda onde os alunos tiveram a oportunidade de um primeiro contacto com os equipamentos, armas, protecções utilizados nos treinos. Foi projectado um filme publicitário de Choy Lee Fut Kung Fu. Como complemento foi também realizado um treino de Sanda que culminou com demonstrações de Sanda e de Choy Lee Fut Kung Fu. O nosso agradecimento aos docentes e alunos da Escola Secundária de Santa Marta. Resta também agradecer aos atletas Silva e Ricardo pela sua disponibilidade e empenho nesta actividade.

 

Inauguração da SONATUR

Teve lugar no dia 1 de Março de 2008 a inauguração da SONATUR, espaço dedicado às terapias naturais e estética, localizado em Mujães, Viana do Castelo. A Hung Sing Gwoon Viana contribuiu com uma demonstração de Choy Lee Fut Kung Fu e Sanda. Os atletas José Silva e Fernando Moreira efectuaram uma demonstração de técnicas de combate e simulação de combate. O Instrutor Rui Ferreira demonstrou o Dou Fu Pa Kwa Kuen (Lutando Contra o Tigre em punho Pa Kwa) e o Pa Kwa Danh Do (Sabre Pa Kwa). Os nossos parabéns pelo ambiente que este novo espaço nos oferece e votos de sucesso para a SONATUR.

Acção de Divulgação de Choy Lee Fut Kung Fu e Sanda na Escola de Monserrate

 

No passado dia 21 de Fevereiro de 2008, os Instrutores Pedro Neiva e Rui Ferreira realizaram uma Acção de Divulgação para alunos da Escola Secundária de Monserrate. Esta acção teve forte adesão por parte de alunos bem como de professores, tendo atingido o significativo número de 150 (cento e cinquenta) participantes. De realçar o elevado interesse demonstrado bem como o ambiente descontraído no decorrer da acção. A Hung Sing Gwoon Viana vem por este meio agradecer publicamente a todos os participantes e envolvidos na acção.

Estágio de Natal 2007

    

Realizou-se no passado dia 22 de Dezembro o já tradicional Estágio de Natal, que mais uma vez foi teve a orientação do Mestre Rolando Martins.

O estágio foi composto por dois módulos, um da parte da manhã destinado a graduados onde foram aperfeiçoadas as formas do Leque Rompe Mãos e do Boneco de Madeira (Chin Jong). No módulo da tarde, aberto a todos os praticantes, teve como tema técnicas de combate de Choy Lee Fut com uma grande parte prática, nomeadamente em trabalho a pares.

Já no final do dia realizou-se o tradicional Jantar de Natal onde se juntaram colegas do Chi Kung e o Mestre Nelson Barroso.

Curso de Monitores

Finalizou no mês de Agosto de 2007 o Curso de Monitores de Choy Lee Fut Kung Fu - Nível I, que contou com uma forte adesão de vários pontos do pais, Viana do Castelo, Barcelos, Porto, Vila Nova de Gaia, Lisboa. Estes novos monitores são reconhecidos pela Wing Sing Tong Portugal que é a única representação oficial em Portugal do sistema de Choy Lee Fut Kung Fu da familia Chen. Em Setembro arrancou a segunda etapa contando com um número de inscritos superior ao da primeira etapa. A todos eles votos de sucesso.